Fundação da Loja Unidade

Em Outubro de 1920, havia em Fortaleza um Centro Teosófico em atividade denominado por Fraternidade, outro quase adormecido denominado por Centro Unidade, e estudantes de Teosofia alheios aos dois centros.

Por iniciativa do Teósofo Giovanni Leoni, representante da Sessão Nacional da Sociedade Teosófica no Brasil, que encontrava-se de passagem na Cidade de Fortaleza, onde realizou uma série de conferências, no dia 02 de Novembro de 1920, na Rua Tristão Gonçalves Nº 246, foi realizada as 14 h, uma reunião solene entre vários membros da Sociedade Teosófica, e foi resolvido congregar , fundir, unificar todos esses elementos em uma Loja Teosófica.

Obter-se- ia, assim, unidade de ação, que mais profícua seria se baseada na unidade de pensamentos, sentimentos e convicções. Desapareceriam as diferentes unidades isoladas (pessoas), pela sua fusão em um todo (Loja) que, à semelhança das unidades de ordem superior,

em aritmética, fosse uma, sendo múltipla. Tratando-se do nome a ser dado a Loja Fundada, o Teósofo José Pontes Medeiros, justificou brilhantemente a ideia de ser esse nome, o de Unidade, por além de trazer o grande proposito teosófico de unidade, a palavra que manifestava a fragrância teosófica era também composta por sete letras.

Neste dia, o nome foi efetivado por unanimidade pelos membros presentes, e depois foi eleita a diretoria da Loja; que fora formada pela Presidente , a Senhora Maria José de Castro (in foto) que era Membra da Loja Jesus de Nazaré em Manaus , o Vice-presidente, o Senhor José Pontes Medeiros que era membro da Loja Perseverança do Rio de Janeiro, o Secretário Francisco Freire Coelho que era membro do Centro Unidade, o Tesoureiro o Senhor Theodorico de Castro que era Membro da Loja Teosófica Alcyone da Bahia.

No final da Reunião, por indicação do irmão Giovanni Leoni, foi deliberado empossar-se a diretoria da Loja Unidade no dia 17 de Novembro, festejando-se assim também o aniversario de Fundação da Sociedade Teosófica.

(Sésio Santiago Freire Filho – Membro da Loja Teosófica Unidade)

3 comentários

    • Augusto em 24/04/2017 às 2:36 pm
    • Responder

    Um importante resgate da sociedade teosofica no Brasil em especial em Fortaleza.

    • Irenice Miranda Ramos e Lima em 26/04/2017 às 2:30 pm
    • Responder

    Muito interessante esse resgate da fundação da Loja Teosófica Unidade. O que mais me encanta é o fato de haver em 1920, apenas uma mulher e, esta, ser eleita presidente de loja, em meio a muitos homens, num momento histórico de muito preconceito, ainda.
    Que as bênçãos dos Mestres que fundaram internamente a Sociedade Teosófica no Mundo, se derramem sobre a Loja de Fortaleza, Ceará, Brasil.

    • Ana Gabriela em 25/06/2018 às 2:29 pm
    • Responder

    Que Legal …mesmo em uma época aonde talvez a mulher não tivesse o reconhecimento da sociedade de igual com o Homem a Teosofia já veio fazendo a diferença e mudando formas de visões….
    mostrando que realmente existe a Unidade!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.