Bibliografia introdutória (sugerida) ao Conhecimento Teosófico

É comum a quem se depara com o conhecimento Teosófico ficar um pouco perdido em relação a o que estudar, e a multiplicidade de obras e autores chega até a confundir, e em alguns casos, desmotivar aqueles que buscam a Teosofia. Assim essa pequena postagem tem o objetivo de sugerir algumas obras que introduzem ao pensamento Teosófico, tratando de assuntos como karma, reencarnação, constituição do homem, manifestação do universo, a morte, a vida, as potencialidades do homem, autoconhecimento, dentre outros.

1 – A Chave para Teosofia

Obra que teve sua primeira edição em 1889, trata, em um sistema de perguntas e respostas, de assuntos fundamentais do conhecimento Teosófico. A respeito da obra a própria autora nós da uma boa definição em seu prefácio:

O propósito deste livro esta explícito em seu título, A Chave para a Teosofia, e requer apenas poucas palavras de explicação. Não é um texto completo ou exaustivo sobre Teosofia, mas apenas uma chave para abrir a porta que conduz ao estudo mais profundo. Traça linha gerais da Religião-Sabedoria, e explica seus princípios fundamentais. Enfrenta, ao mesmo tempo, as várias objeções levantadas pelo pesquisador ocidental mediano, e busca apresentar conceitos não familiares de uma forma tão simples e em uma linguagem tão clara quanto possível.

H. P. Blavatsky

2 – Fundamentos da Filosofia Esotérica

Este pequeno livro é uma compilação de escritos de Helena Petrovna Blavatsky que extrai a ideia central e conceitos considerados como essenciais de obras como A Doutrina Secreta e Ísis Sem Véu, em especial sobre a Lei Una Fundamental, Quatro Ideias Básicas, delineadas e apresentada a seus estudantes na Loja de Londres e registradas pelo Comandante Bowen, Os Três Princípios Fundamentais, dados no proêmio da Doutrina Secreta, que, segundo a autora disse: “a primeira coisa a fazer, mesmo que leve anos, é alcançar alguma compreensão desses princípios”.

3 – A Tradição-Sabedoria

Obra dos teósofos Ricardo Lindemann e Pedro Oliveira, trata de vários temas sobre a Tradição-Sabedoria, Filosofia Esotérica ou Teosofia, faz uma bela síntese de pontos como: O que é a Tradição-Sabedoria, os veículos da Consciência, ciclos de vida e morte, lei da ação e reação, dentre outros assuntos.

4 – O Poder da Sabedoria

Narrando experiências práticas de busca da verdade ou contando histórias budistas, taoístas e sufis, esta obra investiga, em vários níveis de consciência, a força potencialmente ilimitada da vontade espiritual.

O Poder da Sabedoria descreve algumas das formas que o conhecimento divino assume ao manifestar-se na vida diária, depois que a simplicidade foi encontrada e o mero discurso teórico abandonado.

Respirar, viver a dois, observar a si mesmo, amar a natureza, liderar, relacionar-se com as crianças ou alcançar a felicidade a cada momento – porque já não se busca satisfações de curto prazo -; cada aspecto da vida faz parte do nosso aprendizado e crescimento interior.

Este livro, resultado de décadas de estudo da sabedoria divina e de participação direta em movimentos voltados para a elevação da humanidade, mostra nossa vida diária como um grande laboratório alquímico em que deve ser testado – ponto por ponto – todo o nosso conhecimento do mundo e de nós mesmos.

“A prática regular da auto-observação mostrou-me que devemos ter respeito pelos nossos erros, porque eles encerram o segredo e a chave para a vitória no processo de auto-aperfeiçoamento”, escreve Carlos Aveline.

Para avançar com êxito na busca espiritual, é preciso estar livre do passado e levar pouca bagagem pessoal. O preço a pagar pelo excesso de bagagem devido ao peso das expectativas e recordações é alto. Quase todas as dificuldades que enfrentamos em nossa viagem pela vida ocorrem devido a apegos ao passado e ansiedades em relação ao futuro.

Através da prática natural da ética e da fraternidade, deixamos gradualmente de perder energia com preocupações, acumulando o poder impessoal da sabedoria eterna e descobrindo a chave da felicidade incondicional.

 

5 – Princípios de trabalho da Sociedade Teosófica

Livro que trata dos verdadeiros objetivos da Sociedade Teosófica e seus métodos de trabalho, como os membros podem contribuir com efetividade, e dá sugestão de como o trabalho teosófico deva ser encarado por seus participantes, tanto externa como internamente.

6 – Helena Blavatsky – A Vida e a Influência da Fundadora do Movimento Teosófico Moderno

Considerado por muitos teosofista como a melhor e mais fiel biografia sobre a fundadora do Movimento Teosófico Moderno, conta sua história desde o nascimento, passando por sua infância e adolescência, do florescimento de seus poderes psíquicos até o seu adentrar no caminho do adeptado. Trata da fundação da sociedade Teosófica e de seus principais e mais significativos eventos.

7 – Autocultura à Luz do Ocultismo

Dr. I.K.Taimni, renomado professor e pesquisador de Química, sendo também versado em Filosofia Oriental, apresenta nesta obra, em linguagem contemporânea, uma das mais claras e profundas descrições da atuação da consciência através de seus veículos, bem como dos métodos que levam ao desenvolvimento dos poderes latentes no homem.

8 – Fundamentos de Teosofia

Esta é uma obra indispensável para aqueles que estão em busca de uma apresentação acessível, didática e ilustrada dos principais ensinamentos teosóficos.

Jinarajadasa sintetizou em 16 capítulos, com muitas representações gráficas, temas como a evolução da vida e da forma, a natureza da matéria e da força (Química Oculta), as leis da reencarnação e do karma, o homem na vida e na morte, os mundos invisíveis, a sena do discipulado, e outros.

Esta exposição da Teosofia, como toda a obra de cunho científico, expõe os fatos aceitos pela comunidade científica, mas também apresenta o resultado das observações e investigações do autor.

Considerando-se que a verdade só pode ser conhecida pela percepção direta de cada indivíduo, os ensinamentos aqui contidos devem ser entendidos como um retrato da realidade feito a partir dos estudos e vivências de Jinarajadasa. O livro aponta para um Caminho a ser trilhado pela alma humano em sua trajetória evolutiva. As teorias concernentes à evolução das formas, que hoje são objeto de estudo pela ciência moderna, já eram conhecidas pelos grandes sábios da antiguidade. A Teosofia, a Sabedoria dos Deuses, consiste de um conjunto de verdades universais que se situam na interface entre ciência, filosofia e religião. Ela transpõe os limites da ciência convencional, integrando elementos pertencentes às dimensões mais elevadas do ser, mostrando que o Universo não é um Caos mas um Cosmos, fruto da ideação divina.

9 – O Homem, Deus e o Universo

É o homem, como alguns insistem, um intruso acidental num mundo basicamente hostil? Estará ele condenado à sua autodestruição por causa de suas paixões e violência? Ou seu destino é fazer frutificar a semente da Realidade última que jaz oculta no mais íntimo do seu ser?

Neste livro profundo e inspirador, I.K. Taimni, filósofo, homem de ciência e especialista em Ioga, adota este último ponto de vista. O interesse mais profundo do homem acostumado a refletir deve dirigir-se seguramente a meditar sobre a natureza e sobre as relações entre os três grandes fatores mencionados no título: o Homem, suas origens, metas e destino; Deus, não como uma divindade antropomórfica, mas como fonte de toda vida e de todo ser; e o Universo, campo no qual se desenrola o estupendo drama da evolução que envolve tanto o divino como o humano.

Apesar de majestoso desfile de conceitos aqui oferecido, a compreensão deste livro é facilitada pela clareza com que são apresentados e pelos numerosos diagramas e tabelas com que são ilustrados. Além disso, os leitores receberão com sua leitura a recompensa de uma esclarecedora síntese entre o pensamento do Oriente e do Ocidente.

10 – O Oceano da Teosofia

A Teosofia é um oceano de conhecimento que se estende de um extremo a outro da evolução dos seres sensíveis. Insondável nas suas partes mais profundas, ele exige das mentes mais poderosas o máximo de seu alcance, embora seja suficientemente raso em suas margens para ser entendido por uma criança. A Teosofia é a sabedoria sobre Deus, para aqueles que acreditam que ele está em tudo e em todas as coisas, e é sabedoria sobre a natureza, para o homem que aceita a afirmação encontrada na Bíblia Cristã de que Deus não pode ser medido ou descoberto, e que a escuridão cerca sua tenda. Embora contenha por derivação o nome Deus, e pareça a princípio abarcar apenas a religião, a Teosofia não nega a ciência, pois é a ciência das ciências e por conseguinte foi chamada de sabedoria das religiões. Porque nenhuma ciência é completa se deixar de fora qualquer aspecto da natureza, seja ele visível ou invisível; e a religião que se baseia apenas em uma revelação, deixando de lado as coisas e as leis que as governam, não é mais do que uma ilusão, um inimigo do progresso, um obstáculo no caminho do homem, em seu avanço rumo à felicidade. Englobando tanto o científico como o religioso, a Teosofia é uma religião científica e uma ciência religiosa.

http://www.filosofiaesoterica.com/wp-content/uploads/2016/07/O-Oceano-da-Teosofia.pdf

2 comentários

    • Alexandre em 28/04/2018 às 7:53 pm
    • Responder

    Olá Luis muito boa esta apresentação, referência p estudos e conhecer Trabalho St.

    1. Obrigado!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.